As três listras inconfundíveis foram inventadas pelo fundador Adi Dassler e, em 1949, apareceram pela primeira vez em calçados. Nas roupas Adidas, a marca deu as caras em 1967. O símbolo trifólio (que lembra um trevo de três folhas) surgiu em 1971 e já foi usado nas roupas da empresa no ano seguinte. Continua aparecendo na coleção Adidas Originals até hoje. Em 1997, a logomarca inventada pelo Diretor de Criação Peter Moore transformou as três barras em uma montanha – a explicação é que ela representa os objetivos e desafios pelo caminho. A compra do grupo francês Salomon, especializado em vestuário para esqui, em 1998 causou a criação de uma logomarca para assinar documentos corporativos. As três imagens do ano de 2002 eram usadas, respectivamente, nas coleções Sport Performance, Sport Heritage e Sport Style. Em 2006, as duas últimas coleções passaram a usar as três listras seguidas pelo nome da marca.
Nike
O logotipo se chama Swoosh. Quem o criou, em 1971, foi a designer Carolyn Davidson, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço. Por mais que pareça um sinal de “correto”, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike. Em 1972, o primeiro tênis usando a marca chegou ao mercado. Sete anos depois, o nome passou a ser grafado em letras maiúsculas. Foi finalmente retirado em 1995, restando apenas o “swoosh”.
Reebok
Rhebok é o nome de uma espécie de antílope da África do Sul. Também explica marca Reebok, fundada em 1895 na Inglaterra como J.W. Foster and Sons e rebatizada em homenagem ao animal em 1960. Os primeiro logos têm a bandeira britânica, cujas cores aparecem na reformulação de 1986. Em 1998, uma tentativa ousada: tirar o nome da empresa, deixando apenas as linhas cruzadas. Não funcionou como na Nike e “Reebok” tornou-se o logotipo novamente. Atualmente, o logo só tem o nome em uma fonte básica.
(fonte:guiadoscuriosos)
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